Bem-vindo(a)! - Terça-Feira, 19 de Março de 2024 Acesso à Informação | Protocolo WEB | Ouvidoria | Webmail

Prefeitura Municipal de Caraá - RS


Turismo


AGROINDÚSTRIA RAPADURA NASCENTE

Turismo Rural - Acesso Livre

Localizada na Rua Professor José Cardoso na Comunidade de Rio dos Sinos tem como Proprietário o Senhor Jone Reis da Silva. Empreendimento de pequeno porte a agroindústria em questão está atuando no mercado do município e região a vários anos. Empreendimento de origem familiar onde os produtos são produzidos e processados pela família do proprietário. Entre os produtos os que mais se destacam são: a Rapadura de melado, pé de moleque, paçoquinha, rapadura de coco, mandolate, entre outros. A agroindústria se destaca na localidade por ser a única e por apresentar produtos de excelente qualidade. O processamento dos produtos é feito de maneira manual e mecanizada igualmente. Venham degustar o sabor da rapadura produzida com o mais puro melado e levar para sua casa um excelente complemento para o nosso chimarrão.

Contatos: Através da Prefeitura Municipal pelo telefone (51) 3615-1324 falar com Cristiane no Ramal 203 e direto com proprietário Jone Reis da Silva pelo telefone (51) 99585344.

ALAMBIQUE RIO DOS SINOS

Artesanato - Acesso Livre

Empreendimento localizado na Comunidade de Sertão do Rio dos Sinos administrado pelo Senhor Olavo e sua esposa Eva, tem em seu alambique uma fonte complementar de renda. Na pequena propriedade produzem alimentos para subsistência e cultivam lavouras de cana de açúcar para posterior processamento no alambique. No Empreendimento seu funcionamento é de forma artesanal. Em visita ao Alambique, os turistas conhecem o ciclo de produção da cana em nosso município e a forma de beneficiá-la, também poderão degustar o suco da cana “garapa” processada na hora. A acolhida e simplicidade da propriedade e dos proprietários também é um diferencial que agrada aos Turistas de nosso município.

Contatos: Através da Prefeitura Municipal pelo n° (51)   3615-1324 falar com Cristiane no Ramal 203 e direto com Senhor Olavo pelo n° (51) 96480027

CAMPING PRAIA JOÃO FERNANDES

Camping - Acesso Livre

Localizado na Comunidade de Passo do Marco, o Empreendimento em questão tem como proprietários o senhor Baltazar e sua esposa Geneci. O casal colocou sua propriedade destinada a área de lazer, a inteira disposição de pessoas que curtem o campismo e sobretudo a natureza à margem do Rio dos Sinos. O Camping conta com amplo espaço para barracas e trailers, rede hidráulica e elétrica, banheiros com banho quente, churrasqueiras e mesas distribuídas nas mais diversas partes do balneário, inclusive a margem do rio, serviço de bar, quadras esportivas: vôlei, futebol sete, entre outras recreações. No local também é ofertado aos turistas um delicioso almoço com produtos da agricultura familiar típicos da culinária local. Venham conhecer e se apaixonar por este local acolhedor.

Contatos: Através da Prefeitura Municipal pelo n° (51)   3615-1324 falar com Cristiane no Ramal 203 e direto com proprietário pelo n°(51) 96076060

CASCATA VILA NOVA

Cascata - Acesso Livre

Trilha rústica, de nível médio, onde se encontra uma belíssima cascata com aproximadamente 21 metros de altura em meio à mata atlântica. A trilha inicia-se com travessia em ponte de madeira, com destaque as belas paisagens da comunidade de Vila Nova. No pé da cascata existe um lago com águas límpidas e cristalinas que propiciam um refrescante e delicioso banho, uma verdadeira terapia. Seu entorno aflora a biodiversidade da região o que nos remete a uma exploração sustentável. O local é bastante visitado por jovens e adultos que curtem aventura e primam pelas belezas naturais que lá podem ser facilmente encontradas.

CENTRO HISTÓRICO DE RIO DOS SINOS

Atrativo Histórico / Cultural - Acesso Livre

Na Caminhada pelo Centro Histórico de Rio dos Sinos os turistas terão a oportunidade de conhecer um pouco de desta Comunidade do município de Caraá, saberão quem foram os colonizadores e como viviam, a história do casario antigo, a chegadas das industrias calçadistas, confrontos entre agricultura familiar e indústria, e muito mais. A caminhada é de aproximadamente 1,5 km, ideal para descontrair e se exercitar. O trajeto é acompanhado pro um guia local.

Contatos: Através da Prefeitura Municipal pelo n° (51)   3615-1324 falar com Cristiane no Ramal 203 e direto com Senhor Gelson pelo n° (51) 36022143.

CHÁCARA DO FIGUEIRINHA

Turismo Rural - Acesso Livre

Localizada na Comunidade de Alto Caraá, Propriedade de Agricultura Familiar, onde o Senhor Onildo José Aresi, apelidado de “Figueirinha” é uma figura a parte, exímio contador de histórias ele apresenta sua propriedade com muito entusiasmo. Cultiva produtos para subsistência, tais como, milho, feijão, batata, aipim, hortaliças entre outros, estes produtos são para consumo próprio e também para comercialização em uma feira semanal no Centro do Município todas sextas feiras das 08h00min ás 17h00min. Na propriedade você poderá acompanhar “Figueirinha” no manejo de suas lidas do dia-dia da lavoura, comprar e levar para sua casa produtos da Agricultura Familiar e saborear um delicioso almoço típico da culinária Italiana descendência de nosso anfitrião.

Contatos: Através da Prefeitura Municipal pelo n° (51)   3615-1324 falar com Cristiane no Ramal 203 e direto com proprietário pelo n° (51) 98177463.

CHÁCARA JOÃO SANTANA

Turismo Rural - Acesso Livre

Belíssima propriedade da Comunidade de Linha Padre Vieira, um amplo espaço com natureza exuberante e singela. A Propriedade do senhor João Santana oferece aos seus visitantes uma trilha em meio a natureza com destino a uma bela laje que se sobrepõe ao Arroio Linha Padre Vieira, lá se encontra um escorregador natural com lagos propícios para o banho e áreas de lazer.

Contatos: Através da Prefeitura Municipal pelo n° (51)   3615-1324 falar com Cristiane no Ramal 203 e direto com proprietário através dos n° (51) 98819337/97527666.

ESTÂNCIA DOS COQUEIROS

Atrativo Natural - Acesso Livre

A Estância dos Coqueiros é uma lindíssima propriedade rural cortada pelo Rio dos Sinos. Nela podemos ter contato com a natureza e passear sobre uma enorme rocha que se sobrepõe ao rio proporcionando paisagens e momentos incríveis. Propriedade de colonização Espanhola que trás consigo a produção da Agricultura Familiar. Nesta propriedade além do convívio com as lidas do campo os visitantes poderão desfrutar de um belo almoço regado à galinha caipira, polenta, massa caseira, entre outros pratos e saborear uma deliciosa sobremesa, “Chico Balanceado”. Venham conhecer mais este potencial turístico do município de Caraá.

Contatos: Através da Prefeitura Municipal pelo n° (51)   3615-1324 falar com Cristiane no Ramal 203 e direto com proprietário pelo n°99812648/ 96629527 (Maria Madalena)

NASCENTE RIO DOS SINOS

Cascata - Acesso Livre

A Trilha da Nascente do Rio dos Sinos fica localizada na Comunidade da Colônia Fraga dentro de uma APA (Área de Preservação Ambiental) no município de Caraá, uma caminhada de aproximadamente 01h30min em meio à mata atlântica cortando vales e ribanceiras pedregosas. No caminho da nascente existem algumas quedas d`água uma menor de aproximadamente 6m e outra de aproximadamente 20m até chegarem às proximidades da cascata principal. Ao final da trilha podemos nos deparar com uma queda d`água com aproximadamente 120 metros de altura, neste local podemos vislumbrar uma flora e fauna diversificada, rica e exuberante. Para visitação é indispensável o acompanhamento de guia local.

Roteiro Colônia Fraga e Nascente: http://www.youtube.com/watch?v=ysCCYXJ1Dqg&feature=youtu.be

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DAS LÁGRIMAS

Igreja - Acesso Livre

Santuário Nossa Senhora das Lágrimas - Madonna Delle Lacrime, localizado na comunidade de Alto Caraá. O Santuário atualmente restaurado guarda no seu interior a Imagem da Santa, Nossa Senhora das Lágrimas. A Santa do município que na ultima semana do mês de fevereiro arrasta multidões em romaria ao Santuário. A história da Santa que chorou com a premissa de ataques de inimigos à região e toda parte religiosa que envolve a Santa e seus devotos será contada a vocês por moradores da comunidade, venham conhecer esta história emocionante e desfrutar de um saboroso café colonial proporcionado pelos moradores desta comunidade simples e acolhedora de nosso meio Rural.

SÍTIO ELIAS COLOMBO

Turismo Rural - Acesso Livre

Localizado em Alto Caraá, o Sítio do Senhor Elias Colombo você terá oportunidade de conhecer um pouco mais do cultivo de uma arte milenar de nosso Estado “Vinho”. Senhor Elias de descendência Italiana é um Agricultor Familiar que também dedica parte de seu tempo para produção de vinhos e licores, produtos estes para o consumo próprio e de seus familiares. A propriedade possui um amplo espaço com gramíneas por todos os lados ideal para relaxar e fazer caminhadas em meio a natureza. Segundo Senhor Elias ele está fazendo vinhos de outras frutas não só de uva, venha conhecer esta maravilhosa propriedade e desvendar o nome das frutas as quais o Senhor Elias faz seus vinhos.

Contatos: Através da Prefeitura Municipal pelo n° (51)   3615-1324 falar com Cristiane no Ramal 203 e direto com proprietário pelo n° (51) 99421191.

SÍTIO ROLIM

Atrativo Natural - Acesso Livre

Localizado na Comunidade de Alto Caraá o Sítio dos Rolim oportuniza você a conhecer uma família que possui suas raízes incrustadas na Agricultura Familiar, pessoas simples que encantam com sua hospitalidade. Neste Empreendimento as pessoas irão conhecer um pouco mais da história da agricultura familiar de nosso município assim como alguns “casos” contados pelos proprietários de acontecimentos e lendas da comunidade, poderão também conhecer todo o processamento da cachaça e da farinha de milho com moinho tocado com roda d’água. Alem de presenciar todo processamento os turistas poderão levar para casa produtos da agricultura familiar produzidos na propriedade e também a farinha in natura. Venham nos visitar e se encantar com esta família.

Contatos: Através da Prefeitura Municipal pelo n° (51)   3615-1324 falar com Cristiane no Ramal 203 e direto com filho do proprietário pelo n° (51) 98071203.

Roteiro Alto Caraá: http://www.youtube.com/watch?v=LrA3FfbPc8I&feature=youtu.be

TERRA E MAGIA

Atrativo Natural - Acesso Livre

Local de exuberância diferenciada, localizada na comunidade de Linha Padre Vieira quase na divisa com município de Osório. O estabelecimento Terra e Magia proporciona aos seus visitantes, trilhas em meio a natureza, alimentação completa e diferenciada, hospedagem e as mais variadas oportunidades de você esquecer a correria e o stress do dia a dia. Venha conhecer este espaço mágico e lúdico. Visite também o site www.terraemagia.com.br e conheça um pouco mais deste magnífico Empreendimento.

Contatos: Através da Prefeitura Municipal pelo n° (51)   3615-1324 falar com Cristiane no Ramal 203 e com a proprietária Sônia através do n° (51) 99725371.

Roteiro Linha Padre Vieira: http://www.youtube.com/watch?v=tC2FlX7TWa0&feature=youtu.be