PLANO DE ESTUDOS 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PLANO DE ESTUDOS 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece 10 competências gerais da BNCC que deverão ser trabalhadas da educação infantil ao ensino médio. A BNCC é um documento que define as principais diretrizes da educação básica brasileira. Ela define que a educação deve promover o desenvolvimento global dos alunos para serem capazes de contribuir com a formação de uma sociedade igualitária, ética e sustentável. 

Dessa forma, o objetivo é que as escolas deixem de ser apenas transmissoras de conteúdos, mas auxiliem o estudante a lidar com questões do âmbito emocional, cultural, tecnológica, socioambiental, responsabilidade, criatividade, entre outros.

Cada uma das competências estabelecidas possui áreas que contribuem para o seu aprendizado e aspectos específicos que o estudante deve desenvolver. O esforço para aplicação das competências gerais da BNCC não deve partir somente das instituições de ensino, mas envolve a união de diferentes atores, como os gestores escolares, professores, alunos, famílias, secretarias de educação e a sociedade em geral. O objetivo é proporcionar uma transformação na educação para que as escolas possam se adequar as novas demandas e problemas da sociedade.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC:

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania


Para orientar e alinhar estratégicamente nossos profissionais da rede, organizou-se por áreas do conhecimento, Objetivos a Habilidades mínimas a serem desenvolvidas, que podem ser acessadas nos botões abaixo:

........