Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Cardoso Ramos

 

HISTÓRIA DA ESCOLA:

A história da escola teve início há anos atrás quando um jovem chamado José Cardoso Ramos morador da comunidade do Rio dos Sinos queria muito seguir a profissão de professor. Quando teve a oportunidade em outubro de 1927 prestou concurso para Vila da Conceição do Arroio, hoje cidade de Osório, mas o resultado acabou sendo engavetado.


Em 1928 o Coronel Paulo Maciel de Morais lançou-se como Intendente Municipal contando com o apoio do jovem José, sendo assim eleito. O Coronel quando soube da injustiça cometida em relação ao concurso resolveu recorrer à Secretaria de Educação, conseguindo assim a nomeação de José Cardoso Ramos.
No dia 15 de abril de 1929 o jovem inaugurou uma escola em sua residência em Rio dos Sinos chamada Aula Rural, estavam presentes 94 alunos, pais e autoridades. A casa do professor serviu de escola até 1963


No município de Santo Antônio da Patrulha só havia, até então duas escolas Estaduais, esta ficou sendo a terceira escola Estadual e a primeira no 5º Distrito de Caraá (hoje município). Em 1963 a escola mudou-se da casa do professor para seu atual local, onde lhe foi dada o nome de Coronel Paulo Maciel de Morais, homenagem do professor José para aquele que o ajudou em seu sonho de ser professor.


Em 2009 a escola resolveu prestar uma homenagem aquele que dedicou sua vida em Prol da Educação, colocando seu nome na sua amada escola, sendo assim passou-se a chamar Escola Estadual de Ensino Fundamental José Cardoso Ramos.
Com o passar do tempo a quantidade de alunos foi diminuindo e corria o risco de fechamento pelo Estado, então em acordo a escola passou a ser Municipalizada no ano de 2020.

Hoje a escola opera em dois turnos de trabalho, sendo das 08h às 12h e das 13h às 17h, atendendo Educação Infantil (Pré I e Pré II) e Anos Inicias do 1º ao 5º ano, recebendo o nome de Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Cardoso Ramos.

 

DIRETORA:

Jéssica Costa Oliveira

 

TURMAS:    TURNOS:   PROFESSORES:

Jardim          Integral

Pré I             Integral        Eliane

Pré II            Integral        Eliane

1º ano          tarde           Jéssica

2º ano          tarde           Josiane

3º ano          tarde            Josiane

4º ano         manhã         Isabel

5º ano         manhã         Jéssica

Voltar

(51) 3602-1001
Rua Salvador de Ávila, s/nº, Bairro Rio dos Sinos.

Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Cardoso Ramos

Barra de navegação