CAPACITAÇÃO DE AUXILIARES DE EDUCAÇÃO PARA TRABALHAREM COM AEE.

Nesta segunda -feira, uma importante reunião ocorreu entre o Secretário de Educação, Sr. Marcelo Pacheco, e os responsáveis pela Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas da rede municipal, Profª Tamires e Profª Rita. O encontro teve como objetivo discutir a necessidade de capacitação das auxiliares de educação que atuam nesse ambiente, visando aprimorar o atendimento e promover uma educação inclusiva e de qualidade para os estudantes com necessidades especiais.

A Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um espaço destinado a oferecer suporte pedagógico e recursos adicionais aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. É um serviço complementar à sala de aula regular, onde os estudantes recebem atendimento individualizado ou em pequenos grupos, de acordo com suas necessidades específicas.

Durante a reunião, o Secretário de Educação destacou a importância do AEE para a inclusão e o desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais. Ele ressaltou a necessidade de investir na capacitação das auxiliares de educação, que desempenham um papel fundamental no suporte aos estudantes nesse ambiente. O Secretário salientou que a formação adequada desses profissionais é essencial para garantir um atendimento de qualidade e promover o pleno desenvolvimento dos alunos.

Foi proposto as responsáveis pela Sala de AEE que elaborassem uma proposta de capacitação, levando em consideração as demandas específicas dos estudantes atendidos e as melhores práticas na área de educação inclusiva. O Secretário de Educação expressou o compromisso da Secretaria em fornecer os recursos necessários para viabilizar a formação das auxiliares de educação, buscando parcerias e investimentos para a implementação efetiva dessa capacitação.

A reunião contou com a participação da coordenadora de rede da Secretaria de Educação, Profª Clair Moro,  e as profissionais da sala de  AEE. A Coordenadora ressaltou a importância de uma formação abrangente, que aborde tanto aspectos teóricos quanto práticos, permitindo às auxiliares de educação adquirir conhecimentos atualizados e técnicas adequadas para lidar com as diversas necessidades dos estudantes com deficiência.

A proposta de capacitação deverá contemplar temas como: legislação educacional inclusiva, adaptações curriculares, estratégias pedagógicas diferenciadas, comunicação alternativa, tecnologias assistivas, além de promover a conscientização sobre as diferentes deficiências e transtornos, visando à promoção de um ambiente acolhedor e inclusivo.

O Secretário de Educação reforçou o compromisso de promover uma educação inclusiva de qualidade em todas as escolas da rede municipal, e destacou que a capacitação das auxiliares de educação é um passo fundamental para alcançar esse objetivo. Ele ressaltou que a participação dos profissionais envolvidos no AEE na elaboração da proposta de capacitação é fundamental para garantir que as necessidades reais sejam contempladas e que o processo de formação seja efetivo.

Com a iniciativa de promover a capacitação das auxiliares de educação que atuam com educação inclusiva, o município demonstra seu comprometimento com a inclusão e o desenvolvimento pleno dos estudantes com necessidades especiais. Espera-se que essa medida contribua para o fortalecimento do atendimento educacional especializado e para a construção de uma sociedade mais inclusiva, que valoriza a diversidade e garante igualdade de oportunidades a todos os estudantes.